terça-feira, 11 de junho de 2013

Ação de fé


Arquidiocese do Rio rezou Hora Santa Mundial no Ano da Fé em unidade ao Papa Francisco

O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidiu a solene adoração eucarística em unidade com o Papa Francisco, no dia 2 de junho, às 12h, na Igreja de Sant’Ana, Santuário de Adoração Perpétua, no Centro. A Hora Santa liderada pelo Papa, do Vaticano, a partir das 17h, foi feita de forma simultânea nas igrejas em todo o mundo e reuniu bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e fiéis leigos.
“Unimos-nos ao Papa Fran­cisco e a toda a Igreja que reza essa Hora Santa Mundial dentro do Ano da Fé. Estamos não só re­zando juntos no mesmo horário, mas unidos naquilo que o Senhor hoje nos fala pela palavra daque­le que Ele colocou como sucessor de Pedro, e que expressa de maneira muito clara aquilo que Deus está desejando para a sua Igreja hoje”, disse Dom Orani.
Durante a oração, o arcebispo destacou as reflexões do Santo Padre sobre coerência entre fé e vida. “Cada um de nós deve colocar a sua vida diante do Senhor e pedir que Ele nos dê um coração contrito, humilde e que procure transformar a fé em vida. Sabemos que a fé é dom de Deus, mas é também acolhimento nosso e se expressa pelas atitudes que temos a cada momento. Rezemos para que estejamos cada dia sintonizados com o Senhor, com uma vida de coerência”, ressaltou.
Dom Orani recordou que quanto mais perto de Deus a pessoa está, mais ela enxerga as próprias falhas.
“Sabemos que somos peca­dores, mas o Senhor, como diz sempre o Papa, ‘que não se cansa de perdoar’, espera encontrar em cada um de nós corações con­tritos e disponíveis para viver a conversão. Devemos suplicar para que o Senhor faça de todos nós pessoas que a cada dia se conver­tam, voltem para Deus e abram o coração para deixar que a Eu­caristia nos transforme cada vez mais em outro Cristo. Que essa coerência se traduza em atitudes concretas, para que os que estão ao nosso lado sintam o desejo de assim caminhar”, afirmou.
O arcebispo também pediu que todas as casas religiosas, paróquias e comunidades in­tensifiquem as orações pela JMJ Rio2013.
“Depois de todo o trabalho feito, nós queremos pedir ao Senhor que os jovens que virão para cá se encontrem com o Senhor Ressuscitado e sejam construtores de uma nova so­ciedade. A unidade da Igreja deve transparecer a cada ins­tante na missão de proclamar o Evangelho a tantas pessoas que têm fome e sede da Boa Notícia”, concluiu.
CLÁUDIA BRITO DE ALBUQUERQUE E SÁ
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA