quinta-feira, 9 de maio de 2013

Simpósio reúne palestrantes internacionais na PUC-Rio



Conferência promove o saber teológico e faz homenagem a professores

O Departamento de Teologia da PUC-Rio promove, de 15 a 17 de maio, o 4º Simpósio de Teologia com o tema: “Exegese, Teologia e Pastoral: relações, tensões e desafios”. As conferências reunirão palestrantes internacionais, como o padre Horacio Simian-Yofre, SJ, do Pontifício Instituto Bíblico de Roma; o padre César Car­bullanca, da Universidade Católica do Chile; a teóloga Maria Carmen Aparicio Valls, da Pontifícia Universidade Grego­riana de Roma; e o padre Mario Cimosa, da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. A programação está dividida em quatro tipos de atividades: confe­rências, mesas temáticas, minicursos e comunicações, todas realizadas no campus da PUC-Rio, na Gávea.
Aberto ao público, o simpósio está integrado ao Ano da Fé e à preparação da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho na cidade do Rio de Janeiro, como meio de aprofun­damento de um tema central da área teológica. As inscrições precisam ser feitas previamente e custam R$ 50 para professores e público em geral e R$ 30 para estudantes. Informações e inscrições no site http://www.simpo­siopucrio.teo.br/.
No dia 15 de maio, no salão da pastoral, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no campus da PUC-Rio, as atividades terão início às 8h, com cre­denciamento, seguido de três grandes conferências sobre Exegese e teologia bíblica. Duas ministradas por Horacio Simian-Yofre e uma por César Car­bullanca. Na parte da tarde serão rea­lizados colóquios com os participantes.
Na quinta-feira, dia 16 de maio, as conferências maiores, na parte da manhã, serão sobre o tema “Teologia Sistemática e Exegese”, com María Carmen Aparicio Valls. À tarde haverá oito comunicações: “Bíblia e Ciências”, com padre Josafá Carlos de Siqueira; “Leitura orante da Bíblia”, com padre Geraldo Dondici; “Bíblia e liturgia”, com padre Luiz Fernando R. Santana; “Bíblia e espiritualidade”, com a teóloga Lúcia Pedrosa de Pádua; “Bíblia e meios de comunicação social”, com padre Abimar Oliveira de Moraes; “Bíblia e teologia sistemática”, com Dom Paulo Cezar Costa; “Métodos e abordagens na interpretação da Bíblia”, com frei Lu­dovico Garmus; e “Bíblia e juventude”, com padre Joel Portella Amado.
No mesmo dia, em seguida, ha­verá quatro minicursos: Animação bíblica da pastoral, com padre Johan Konings, SJ; Hermenêutica bíblica, com Luís Henrique da Silva; Bíblia e diálogo inter-religioso, com Valmor da Silva; O Saltério no Novo Testamento, com o professor Matthias Grenzer.
Na manhã do dia 17 de maio haverá conferências sobre Bíblia, cultura e Nova Evangelização, com o padre Mario Cimosa. À tarde acontecerão quatro mesas temáticas: “Bíblia e Pastoral Bíblica”, com os teólogos Tereza Caval­canti, Carlos Mesters, Francisco Orofino e padre Leonardo Agostini; “Bíblia e Cristologia/Eclesiologia”, com os padres Alfonso García Rubio e José Otácio Oliveira Guedes e a teóloga Ana Maria Tepedino; Bíblia e Graça/Escatologia, com o padre Mario de França Miranda e as teólogas Lina Boff e Maria de Lourdes Corrêa Lima; e Bíblia e Direito, com o padre Jesus Hortal Sánchez, SJ, o professor Ricardo Lengruber Lobosco e o frei Isidoro Mazzarolo.
DA REDAÇÃO
FOTO: REPRODUÇÃO