quarta-feira, 15 de maio de 2013

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


No próximo domingo, dia 19 de maio, será a Solenidade de Pentecostes. Nela a Igreja celebra a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos, reunidos em Jerusalém, 50 dias após a Páscoa. Estavam presentes os apóstolos e a mãe de Jesus.
Precedendo a celebração de Pentecostes, no Brasil é realizada a Semana de Oração pela Uni­dade dos Cristãos, que este ano acontece de 12 a 18 de maio, na qual são realizados encontros ao longo da semana no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio Comprido, e na Comunidade Bom Pastor, em Copacabana. O encerramento será na Igreja Nos­sa Senhora de Copacabana, às 20h, com a vigília de Pentecostes, que será presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempes­ta, e contará com a participação de diversas igrejas cristãs.

EM BUSCA DA UNIDADE
Após Pentecostes, os apósto­los saem anunciando Jesus Cristo como filho de Deus feito homem, que fora assassinado pelo poder constituído, ressuscitara, estava vivo e não podia mais morrer. O texto bíblico diz que a pregação era tão convincente que cada um, mesmo estrangeiro, os entedia em sua própria língua. É a linguagem unificadora do amor autêntico, aquele que vem de Deus.
Com o Pentecostes, nasce propriamente a Igreja fundada por Cristo. Hoje, após dois mil anos, contudo, os cristãos expe­rimentam desunião, organiza­dos em várias igrejas e seitas. A realidade provoca preocupação a todos os cristãos sérios, in­dependentes de organização. Porém, há um consolo entre nós. Atualmente, os esforços em bus­ca da unidade perdida são cada vez maiores e o diálogo entre os grupos abertos à compreensão é um fato.
A força do Espírito tam­bém garante aos cristãos que as adversidades provocadas pela iniquidade não serão capazes de ameaçar a Igreja e muito menos a pessoa de Cristo, Filho de Deus, vencedor da morte. Ele já havia dito ao chefe dos apóstolos: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edi­ficarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Um dos títulos do Espírito Santo é iluminador das mentes, luz dos corações. Seja ele, portanto, neste Pentecostes, a claridade que necessitamos, a luz para todos, a fim que unidos propaguemos o bem e seja o mal vencido para sempre.
Há três modos para expressar a adesão ao movimento ecu­mênico, visando à unidade dos cristãos:
- O Ecumenismo orante: Saber que a divisão dos cristãos procede do nosso pecado, a unidade só, mediante a graça de Deus;
- O Ecumenismo prático: a vi­vência do mandamento do amor nos abre à caridade prática, pois diante da necessidade dos irmãos a caridade nos une.
- O Ecumenismo teórico que fica a cargo dos teólogos e das comissões legitimadas pelas suas igrejas, a fim de que num diálogo envolvendo peritos possam en­curtar as divergências doutrinais.

DOM NELSON FRANCELINO FERREIRA
BISPO AUXILIAR DO RIO DE JANEIRO
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA