segunda-feira, 6 de maio de 2013

Novas luzes

Seminário do Ceat reuniu autoridades e especialistas de diversas áreas no Rio. Educação contínua e valorização dos trabalhadores foram algumas das necessidades apontadas para o desenvolvimento do Brasil.

Cardeal Hummes, Dom Orani e Jorgette na conferência de abertura do seminário
De forma inovadora e pio­neira, a Arquidiocese do Rio e o Centro de Atendimento ao Trabalhador (Ceat) realizaram a primeira edição da Agenda So­cial do Trabalho, entre os dias 29 de abril e 1º de maio, no Edifício João Paulo II, na Glória. O semi­nário foi aberto pelo arcebispo emérito de São Paulo e fundador do Ceat, Cardeal Dom Cláudio Hummes, e pelo arcebispo do Rio e conselheiro do Ceat, Dom Orani João Tempesta.
No encontro, que reuniu autoridades, políticos, sindica­listas, professores e pensadores de diversas áreas, foram feitas ref lexões sobre a questão do trabalho no Brasil. Segundo o arcebispo do Rio, a realização do seminário foi uma nova maneira de comemorar e resignificar o Dia do Trabalhador.
“A Arquidiocese do Rio, que já teve a oportunidade de sediar a primeira reunião da Confe­rência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a abertura do Conselho Episcopal Latino­-Americano (Celam), tem agora a alegria de presenciar algo que terá continuidade. Pedimos que essa reflexão que será entregue ao governo federal possa surtir efeitos a curto, médio e longo prazos”, disse Dom Orani.
O Cardeal Hummes destacou que este primeiro encontro é re­sultado de anos de trabalho e da parceria formada entre a Igreja e o Ceat, para oferecer aos tra­balhadores mais excluídos uma chance de se reerguerem e terem uma vida mais digna.
“Agora, o que queremos e podemos, nesse encontro de ideias e de pessoas peritas e qualificadas, é avançar numa ação conjunta, num esforço sem precedente para construir uma proposta de plena inclusão socio­produtiva para os nossos pobres. Desejamos que este seminário jogue luzes novas e atualizadas sobre esses desafios que nos propomos a enfrentar”, afirmou.
O empenho para a constru­ção de caminhos eficazes foi a proposta do fundador do Ceat. Cardeal Hummes disse que de­seja que o seminário inicie a ges­tação de um pacto nacional pelo emprego, incluindo empresários, organizações da sociedade civil, o poder público, em suas diver­sas dimensões, e os representan­tes dos trabalhadores.
“Um pacto que seja capaz de ações concretas, que permitam aos milhões de trabalhadores ainda excluídos conquistarem a condição de cidadãos e não apenas de modestos e precários consumidores graças à ajuda pública. Se o seminário puder ser semente desse pacto e trazer em seu bojo uma agenda social real do trabalho, acredito que teremos dado significativa contribuição ao nosso país, que só terá condição de falar de pleno emprego quando tiver seus trabalhadores plena e dignamente incluídos no mundo do trabalho”, concluiu o Cardeal Hummes.

CLÁUDIA BRITO
FOTOS: GUSTAVO DE OLIVEIRA