quinta-feira, 16 de maio de 2013

Crisma na Catedral


Na celebração da Solenida­de de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre os após­tolos e a Virgem Maria reunidos em cenáculo, o sacramento da Cris­ma será concedido a aproximadamente 160 pessoas, entre jovens e adultos, na Catedral de São Sebastião, no Centro. A cerimônia será realizada no dia 19 de maio, às 10h, presi­dida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e concele­brada pelo bispo auxi­liar Dom Pedro Cunha Cruz e pelo bispo auxi­liar emérito Dom Assis Lopes.
Segundo a assessora arqui­diocesana da Iniciação Cristã de jovens e adultos, Maria Helena Sette Câmara, a cele­bração da Crisma na Catedral acontece anualmente e reúne jovens e adultos de todos os v ica r iatos epi scopa i s, que passam por uma formação em suas paróquias de origem.
Neste dia, o Museu A r­quidiocesano de Arte Sacra, que funciona no subsolo da Catedral, estará aberto para visitação, sem cobrança de ingresso.
“Essa celebração, na Cate­dral, testemunha a unidade da Igreja. Com o sacramento, os crismados passam a ter uma consciência maior, acolhendo a Igreja mãe da arquidiocese, a Catedral”, disse Maria Helena.

IGOR MARQUES 
FOTO: GUSTAVO DE OLIEIRA