sábado, 27 de abril de 2013

Um novo regional da CNBB


A CNBB ganhou mais um regional: o Norte 3, que será for­mado pelas dioceses do Estado de Tocantins, que foi desmem­brado do Regional Centro-Oes­te. A criação foi aprovada em plenário pelos bispos reunidos na 51ª Assembleia Geral. E o novo regional já nasce grande, compreendendo cinco dioceses. Agora a CNBB passa a contar com 18 regionais.
Segundo o presidente do Regional Centro-Oeste, Dom José Luiz Majella, o desejo de criar o novo regional é antigo. “Há mais de dez anos que existe essa inquietação, por causa da dimensão, da distância geográ­fica do Regional Centro-Oeste, que compreendia os estados do Tocantins, de Goiás e o Distrito Federal. As distâncias são muito longas e os grupos, os leigos, e mesmo os bispos do Estado do Tocantins, precisavam vir até Goiânia. Isso foi muito difícil, porque são 1.500 quilômetros de distância. Então, a função pri­meira dessa divisão é favorecer a ação pastoral”, explicou o bispo.
Dom Pedro Brito Guimarães classificou a criação do novo regional como “uma grande vitória”. Ele destacou outra ca­racterística que torna a divisão favorável: a distância cultural. “Agora nós vamos pensar como reorganizar a ação pastoral para termos uma presença mais signi­ficativa e forte da Igreja Católica em nosso estado”, pontuou.

ANDRÉIA GRIPP
COLABORAÇÃO: IGOR MARQUES E NATHALIA CARDOSO