quinta-feira, 25 de abril de 2013

Texto do Diretório de Comunicação será revisto


A comunicação foi um dos temas de destaque na Assem­bleia Geral. Os bispos estu­daram e votaram o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. O texto não foi aprovado pelo plenário e recebeu novas sugestões e acréscimos. Volta­rá para a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e, em novembro, será apresentado para aprovação ao Conselho Permanente da CNBB.
Dom Dimas, arcebispo de Campo Grande e presidente da Comissão para a Comunicação, fez um panorama geral do di­retório, e afirmou que ele é “um sonho antigo da CNBB, que quer ter normas mais claras para as comunidades e paróquias”.
O arcebispo explicou que inicialmente foi feito um texto de estudo e aprofundamento da comunicação e, posteriormente, o texto final que foi levado ao plenário. Ele adiantou que o di­retório apresentado tem dez ca­pítulos, entre eles, “Os desafios da comunicação para a Igreja”, “A comunicação nas redes sociais” e “A teologia da comunicação”. “Entre os capítulos está também “A Comunicação e a vivência da fé nas dimensões da catequese, caridade e liturgia”. Precisamos debater as questões da ética na comunicação”, ressaltou.
“Os bispos pediram que o diretório tenha uma linguagem mais simples. Ele foi elaborado por professores de comunicação, pensando no mundo dos comu­nicadores. Mas boa parte dos agentes de pastoral, e mesmo dos bispos, não está tão familiariza­da com a terminologia da área. Então, pediram que fosse feita uma revisão na linguagem. Com isso, a assembleia encaminhou sua aprovação definitiva para o Conselho Permanente”, contou Dom Dimas.

ANDRÉIA GRIPP E IGOR MARQUES