segunda-feira, 29 de abril de 2013

Símbolos da JMJ



A Cruz e o ícone de Nossa Senhora, que peregrinam por todo o país desde 2011, participaram do encerramento da 51ª Assembleia Geral dos Bispos e seguiram para o Estado do Rio de Janeiro, onde permanecerão até julho.
  
Os símbolos da Jornada Mun­dial da Juventude (JMJ) – a Cruz dos Jovens e o ícone de Nossa Senhora –, após peregrinarem pelas paróquias da Arquidiocese de Aparecida, chegaram ao Santuário Nacional e foram introduzidos na missa de encerramento da 51ª As­sembleia Geral dos Bispos, no dia 19 de abril, em Aparecida (SP), até o altar central. No final da celebração, os bis­pos, em procissão, seguiram pelo estacionamento do Santuário Nacional levando os símbolos. Eles se revezaram e carregaram, com devoção e cantos, os símbolos até o Centro de Eventos Padre Vítor Co­elho de Almeida para a cerimônia de encerramento da assembleia.
No mesmo dia à noite, em Aparecida, os símbolos da JMJ participaram do Hallel Interna­cional, que
também faz parte do “Bote Fé”. No domingo, 21 de abril, no encerramento do evento, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que é presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, presidiu a missa no santuário. Dom Orani fez uma reflexão sobre a peregrinação dos símbolos, apontando-os como sinais que abrirão os caminhos e conduzirão todos à verdadeira fé.
“Que esses símbolos sejam um sinal d’Aquele que nós acre­ditamos, amamos e que caminha conosco. Queremos levar a Cruz pelo Estado do Rio, anunciando a todos a Boa Nova. A peregrinação dos símbolos da Jornada é uma oportunidade de fazer uma expe­riência de aprofundamento da fé”, exortou Dom Orani.
A missa, foi concelebrada pelo arcebispo de Aparecida e presiden­te da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, e pelo bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Francis­co Biasin.
 DA REDAÇÃO
FONTE: A12, CNBB E JMJ RIO2013