sexta-feira, 5 de abril de 2013

“Seguir Jesus é ir às periferias da existência”


Na quarta-feira, 27 de março, uma multidão esteve na Praça de São Pedro para ouvir as pala­vras do Papa Francisco em sua primeira audiência geral, que dedicou à catequese a Semana Santa. Ele disse: “Mas que significa viver a Se­mana Santa para nós? É acom­panhar Jesus no seu caminho rumo à Cruz e à ressurreição. Em sua missão terrena, Ele falou a todos, sem distinção, aos gran­des e aos humildes, trouxe o per­dão de Deus e sua misericórdia, ofereceu esperança; consolou e curou. Foi presença de amor.
Na Semana Santa, vivemos o vértice desse caminhada de Jesus, que se entregou volun­tariamente à morte para cor­responder ao amor de Deus Pai, em perfeita união com sua vontade, para demonstrar o seu amor por nós.
Que tudo isso tem a ver co­nosco? Significa que esta é tam­bém a minha, a tua, a nossa caminhada. Viver a Semana Santa seguindo Jesus quer dizer aprender a sair de nós mesmos, ir ao encontro dos outros, ir às pe­riferias da existência, encontrar, sobretudo, os mais distantes, os que mais necessitam de compre­ensão, de consolação, de ajuda.
Viver a Semana Santa é en­trar sempre mais na lógica de Deus, do Evangelho. Mas acompanhar Cristo exige sair de nós mesmos, deixar de lado um modo habitudinário de vi­ver a fé. Deus saiu de Si mesmo para vir ao nosso encontro, e também nós devemos fazer o mesmo. A falta de tempo não é desculpa. Não podemos nos contentar com uma oração, uma missa dominical distraí­da e não constante, de algum gesto de caridade, e não ter a coragem de ‘sair’ para levar Cristo.
A Semana Santa é um tempo de graça que o Senhor nos doa para abrir as portas do nosso co­ração, da nossa vida, das nossas paróquias, dos movimentos, das associações, e ‘sair’ ao encontro dos outros para levar a luz e a alegria da nossa fé, um raio de amor do Senhor. Sair sempre! E isso com o amor e a ternura de Deus, no respeito e na paciência”.

AOS FIÉIS DO BRASIL
Queridos irmãos e irmãs, na Semana Santa, centro de todo o Ano Litúrgico, somos chama­dos a seguir Jesus pelo caminho do Calvário em direção à Cruz e ressurreição. Este é também o nosso caminho. Ele entregou­-se voluntariamente ao amor de Deus Pai, unido perfei­tamente à sua vontade, para demonstrar o seu amor por nós: assim o vemos na Última Ceia, dando-nos o seu Corpo e o seu Sangue, para permanecer sempre conosco. Portanto, a lógica da Semana Santa é a lógica do amor e do dom de si mesmo, que exige deixar de lado as comodidades de uma fé cansada e rotineira para levar Cristo aos demais, abrindo as portas do nosso coração, da nossa vida, das nossas paró­quias, movimentos, associa­ções, levando a luz e a alegria da nossa fé. Viver a Semana Santa seguindo Jesus significa aprender a sair de nós mesmos para ir ao encontro dos demais, até as periferias da existência. Há uma necessidade imensa de levar a presença viva de Jesus misericordioso e rico de amor. Queridos peregrinos do Brasil: desejo-vos uma Semana Santa abençoada, seguindo o Senhor com coragem e levando a quan­tos encontrardes o testemunho luminoso do seu amor. A todos dou a bênção apostólica!

RÁDIO VATICANO
FOTO: RÁDIO VATICANO