quinta-feira, 18 de abril de 2013

Irajá: 400 anos de história



A Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, e os moradores do bairro celebram um ano de festejos por ocasião dos 400 anos do início da comunidade paroquial e do bairro. Desde novembro de 2012, muitos eventos têm composto as celebrações do Ano da Apresentação, organizado por uma comissão presidida pelo pároco Walter Almeida Peixoto.
Atualmente, a Paróquia da Apresentação, que é uma das igrejas mais antigas do Rio de Janeiro, tem diversas pastorais e movimentos, e desenvolve trabalhos sociais junto às famílias carentes da região. Em sua história, a igreja já teve 28 párocos.
Por ocasião da celebração desse jubileu, o atual pároco concedeu uma entrevista ao jornal Testemunho de Fé, na qual falou sobre a história do bairro e da igreja, a caminhada da comunidade e os preparativos para a celebração dos 400 anos do bairro.

Testemunho de Fé – Qual a relação entre a história do início da comunidade e a formação do bairro de Irajá?
Padre Walter A. Peixoto – O início das atividades da Comu­nidade da Apresentação tem grande importância na história do bairro, pois marcam o local onde começou a nascer Irajá. Por isso dizemos que Irajá é filho de Nossa Senhora da Apresentação. O território do bairro era uma grande fazenda, que pertenceu ao padre Gaspar da Costa. Na época de Dom João VI, o local foi uma das sesmarias.
TF – Como tiveram início as atividades da comunidade?
Padre Walter – Padre Gaspar foi quem começou a constru­ção de uma pequena capela no local, e começou o trabalho pastoral. A capela foi inaugu­rada no Dia da Apresentação. O templo que nós temos foi construído em 1613. A comu­nidade foi elevada à condição de paróquia no dia 30 de de­zembro de 1644, pelo bispo do Rio Dom Antonio Martins Loureiro. O alvará de concessão foi dado por Dom João VI, em 1647. Aqui havia um porto. Era um lugar bem frequentado por causa das diversas atividades portuárias, das fazendas. Assim se deu o surgimento da igreja.
TF – Como começaram os festejos para celebrar os 400 anos de fundação da paróquia e do bairro?
Padre Walter – Em novembro, iniciamos o Ano da Apresenta­ção, para marcar este momento da história de nossa paróquia e de nosso bairro. São inúmeras atividades realizadas e progra­madas: terços, ladainhas, shows católicos, almoços, festas, entre outros. Tudo para evangelizar Irajá e exaltar a Nossa Senhora. Há 400 anos existe aqui uma comunidade de fé que se reúne para louvar, agradecer, pedir e fa­zer suas orações ao Senhor Jesus, Deus da vida, por intercessão de Nossa Senhora da Apresentação. São quatro séculos de fé!

IGOR MARQUES
FOTO: DIVULGAÇÃO