sábado, 13 de abril de 2013

Dando a vida, venceu o pecado, venceu a morte



Às 15h do dia 29 de março, Sexta-Feira Santa, Dom Orani presidiu a solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, na Catedral de São Sebastião. Em silêncio o arcebispo do Rio seguiu em procissão até o presbitério. Depois de ter reverenciado o altar, que estava sem toalha, flores e velas, representando Cristo na austera nudez do Calvário, ele se prostrou em terra, como no dia da ordenação, expressando a convicção do seu nada diante da majestade divina.
Após as leituras, a homilia e a Oração Universal, seguiu-se o beijo e a adoração da Cruz. Este gesto, na liturgia da Sexta-feira Santa, significa que os fiéis se dirigem ao Senhor: “Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz redimistes o mundo”, porque a verdadeira Cruz, banhada com o sangue do Redentor, torna-se, por assim dizer, uma só coisa com Cristo.


A Igreja nos reúne nessa celebração para con­templarmos, refletir­mos e aprofundarmos aquilo que celebramos todos os dias na missa: o Senhor Jesus, que morreu por todos nós, que esteve na Cruz, derramou seu sangue pela humanidade, assu­miu nossas dores e nossos peca­dos. Temos a oportunidade de ver que o Senhor entregou a sua vida pela humanidade, de todos os tempos, de todas as épocas e em todas as circunstâncias.
Hoje também temos a opor­tunidade de beijar a Cruz, re­cordando que na Cruz o Senhor entregou a sua vida, e percebe­mos que todos nós passamos pela Cruz para chegarmos à ressurreição.
Meus irmãos e irmãs, a Pala­vra de Deus nos faz proclamar aquilo que realmente celebra­mos: Deus tanto amou o mundo, que enviou seu filho, nascido de uma mulher, para entregar sua vida por nós. Aquele que não tinha pecado assumiu nossos pecados. Morrendo na Cruz, nos salvou, e ressuscitou para que nós tivéssemos a vida plena. Ele ressuscitou pela nossa salvação, e quem o acolher e crer n’Ele terá a vida eterna. Esse anúncio marca a vida da Igreja.
Essa experiência com o Se­nhor levou nações inteiras a encontrar a verdadeira vida. Mas olhando para a história, vemos também que aquilo que Jesus sofreu, também sofre sua Igreja, seu povo. Em cada época encon­tramos pessoas que rejeitaram e não ouviram aquilo que Cristo nos ensinou.
E rejeitar aqueles que O seguem continua sendo muito atual. Vemos hoje quantas ve­zes os cristãos são perseguidos e caluniados. Até parece que se faz um bem para a socie­dade quando se exclui e mata cristãos católicos, seja de uma maneira cruenta, seja através da difamação.
Mas somos chamados a não desanimarmos diante das difi­culdades, perseguições e mar­tírios nas nossas vidas, pois sabemos que o caminho com o Senhor nos levará a encontrar a verdadeira vida. Por isso mes­mo, ao beijar a Cruz, nós somos chamados a dizer: ‘Eis-me aqui, Senhor, envia-me. Eis-me aqui, Senhor, me faça Te levar a todos, fazer de todos discípulos seus pelo mundo afora.
DOM ORANI JOÃO TEMPESTA
FOTOS: GUSTAVO DE OLIVEIRA