quinta-feira, 11 de abril de 2013

Caminhemos juntos pela senda da Cruz



Na tarde de Sexta-feira Santa, 29 de março, o Papa Francisco presidiu a ação litúrgica da Paixão do Senhor, na Basílica de São Pedro, com meditação feita pelo pregador oficial da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, OFM. À noite, presidiu a Via-Sacra no Coliseu de Roma, onde a Cruz foi carregada por pessoas de várias partes do mundo, como sinal da redenção de Cristo por todos.


A Cruz de Jesus é a pa­lavra com que Deus res­pondeu ao mal do mundo. Às vezes parece-nos que Deus não responde ao mal, que permanece ca­lado. Na realidade, Deus falou, respondeu, e a sua resposta é a Cruz de Cristo: uma palavra que é amor, misericórdia, perdão. É também julgamento: Deus julga amando-nos. Lem­bremo-nos: Deus julga amando-nos. Se acolho o seu amor, estou salvo; se o recuso, estou condenado, não por Ele, mas por mim mesmo, porque Deus não condena, Ele unicamente ama e salva.
A palavra da Cruz é tam­bém a resposta dos cris­tãos ao mal que continua a agir em nós e ao nosso redor. Os cristãos devem responder ao mal com o bem, tomando sobre si a Cruz, como Jesus.
Caminhemos juntos pela senda da Cruz, cami­nhemos levando no cora­ção esta palavra de amor e de perdão; caminhemos esperando a ressurreição de Jesus, que tanto nos ama. É tudo amor!

PAPA FRANCISCO
FOTO: RÁDIO VATICANO