terça-feira, 26 de março de 2013

"Os Papas"

Lançado pelas Edições Loyo­la o livro “Os Papas – Os Pontífi­cies: de São Pedro a João Paulo II”, de autoria do professor de te­ologia da Universidade de Notre Dame e estudioso do catolicismo Richard P. McBrien traduzido por Barbara Theoto Lambert.
A obra, a mais detalhada e abrangente história do pa­pado em um só volume, traz a vida de 262 Papas, incluindo o apóstolo Pedro, tradicional­mente considerado o primeiro Papa Formoso, cujo cadáver foi exumado, revestido de precio­sos paramentos e submetido a um julgamento anedótico por hipotéticos desmandos papais de Bonifácio VI, eleito Papa depois de ter sido duas vezes deposto por imoralidade. Alexandre VI, provavelmente o mais famoso Papa na história, e cujo pontificado tinha como marca o nepotismo. João XXIII, talvez o mais amado, ecumê­nico e aberto Papa de todos os tempos. João Paulo II, primeiro Pontífice eslavo, foi o que mais viajou na história e inaugurou um novo padrão papal.
Com grande eloquência, o autor apresenta a história dos Papas e revela como eles transformaram o cristianis­mo e o mundo. Seu livro é ao mesmo tempo fascinante e cientificamente funda­mentado. Estudiosos ou não, todos os leitores encontrarão na obra uma apresentação abrangen­te do papado, em dois mil anos de uma saga fascinante. Abre uma janela sobre a grande va­riedade de homens que ocupa­ram a Cátedra de Pedro durante esses dois mil anos: guerreiros e pacificadores, santos e não tão santos assim, políticos e pastores, reformadores e ne­potistas.
“Os Papas – Os Pontífices: de São Pedro a João Paulo II” abre-nos para uma perspectiva equilibrada da história papal, com biografias cronologica­mente dividas em sete perío­dos históricos. Cada biografia oferece uma perspectiva his­tórica nova, com informações essenciais sobre a vida do Pontífice, suas obras, con­trovérsias e vínculos. O livro demonstra rigor histórico e conhecimento teológico, por meio de convincentes expla­nações de cada aspecto do papado, com destaque para os dois maiores dogmas papais: primazia e infalibilidade.
O livro, com 528 páginas, está à venda por R$ 58,50 nas livrarias ou pelo site www. loyola.com.br.
 DA REDAÇÃO
FOTO: REPRODUÇÃO