segunda-feira, 4 de março de 2013

“Obrigado pelo vosso afeto!”

Uma multidão de fiéis se reuniu no Vaticano para homenagear o Papa Bento XVI em seu último Ângelus.

“Em oração estamos sempre juntos, sempre próximos. Muito obrigado a todos”, afirmou o Papa Bento XVI ao se despedir dos milhares de fiéis que partici­param da Oração Mariana do Ân­gelus, no dia 24 de fevereiro, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Desta vez, o encontro tradicional dos fiéis com o Santo Padre nos domingos, ao meio-dia, teve um significado especial: foi o último realizado antes da renúncia.
“Angelus Dómini nuntiávit Mariae” (O Anjo do Senhor anunciou a Maria). Assim come­ça a oração, que tem seu funda­mento no Evangelho (Lc 1,26), com o anúncio do nascimento de Jesus. A prece, que lembra o ‘sim’ de Maria (Lc 1,38) e o nascimento de Jesus (Lc 2,7), é rezada pelos fiéis também às 6h e às 18h.
Após dar a bênção, o Papa falou aos peregrinos em diversos idiomas: “Queridos peregrinos de língua portuguesa, quisestes rezar comigo o Ângelus. Obrigado pela vossa presença e por todas as manifestações de afeto e solidarie­dade, em particular, pelas orações com que estais me acompanhando nesses dias. Que o bom Deus vos cumule de todas as bênçãos.”
Nos rostos das pessoas pre­sentes, que se reuniram para acompanhar as orações e ouvir as mensagens do Papa, puderam ser vistas expressões de fé, amor, respeito e saudade.

CLÁUDIA BRITO
FOTO: SERVIÇO FOTOGRÁFICO DO VATICANO