segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Tragédia em Santa Maria: solidariedade e oração unem jovens no Rio de Janeiro


Na tarde de domingo, 27 de janeiro, milhares de jovens do Rio de Janeiro se uniram em oração pelo sufrágio das almas de mais de 230 pessoas vítimas do incêndio na cidade de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, ocorrido na madrugada do mesmo dia.
O que antes seria um mo­mento de festa, o Folia com Cristo se transformou em uma demonstração de solidarieda­de fraterna na cidade-sede da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 com os que sofriam a dor da perda de seus entes queridos.


Os jovens se encontraram no lugar marcado, na Candelária, mas de lá sairam em direção à Catedral de São Sebastião numa caminhada de oração, na qual foi rezado o Terço da Miseri­córdia, que teve cada mistério dedicado aos jovens falecidos. “Na tristeza nos unimos e somos cada vez mais solidários. Reza­mos por aqueles que partiram, os jovens do Rio Grande do Sul”, disse padre Renato Martins, res­ponsável pelo Setor Juventude na Arquidiocese do Rio e pelo evento Folia com Cristo.
Assim que chegaram à Ca­tedral, foi iniciada a missa, presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelos bispos au­xiliares e diretores do Comitê Organizador Local (COL), Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, além dos sacerdotes que trabalham diretamente na organização da JMJ Rio2013.
“Vocês saíram de casa cedo, inclusive de outras cidades do es­tado, para esta manifestação anu­al dos jovens pelas ruas centrais do Rio de Janeiro. Padre Renato, com sua equipe, programou, com muito carinho, este belo momen­to dos jovens. Mas hoje o Senhor nos reservou um outro momento, uma outra necessidade de dizer que o jovem também sabe ser solidário, sabe abraçar os outros que passam por um momento difícil e de dor”, disse Dom Orani no início da missa.
Em sua homilia, destacou a solidariedade dos jovens: “creio que no dia de hoje, em que o Brasil e o mundo acompanham a tragédia que marca e machuca tantas pessoas, somos chamados aqui a mostrar que os jovens sabem ser solidários porque es­cutam a Palavra de Deus, seguem Cristo Jesus que vem trazer vida para todos”.

COMUNICAÇÃO JMJ
FOTO: CARLOS MOIOLI