sábado, 16 de fevereiro de 2013

Seminaristas em missão


Como parte da formação rumo ao presbiterato, o ano de 2013 começou com os seminaristas em missão. O envio foi realizado, no dia 20 de janeiro, pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, durante a missa solene do padroeiro São Sebastião, realizada na Catedral Metropolitana.
Com o apoio do pároco Célio Calixto Filho, alunos do primeiro ano de teologia desenvolveram a missão na Paróquia Santos Anjos, no Leblon, atuando na Cruzada São Sebastião, condomínio composto por famílias de baixa renda, inaugurado em 1955, por iniciativa de Dom Helder Câmara, então bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Eles visitaram 250 famílias, que receberam orientação espiritual e assistência social, com entrega de alimentos e medicamentos.
“Todos os dias fizemos um momento de oração comunitária ao final das visitas, depois de um dia inteiro com as famílias. Uma das atividades realizadas foi a arrecadação de prendas, doces, brinquedos e prêmios, na qual realizamos uma gincana, reunindo cerca de 80 crianças. Os seminaristas foram divididos em duplas para melhor atuarem na comunidade”, disse o seminarista Rômulo Argento de Souza, de 29 anos, que durante 2013 cursará o segundo ano de teologia.
Gincana infantil realizada pelos seminaristas na Cruzada São Sebastião
Incentivados pelo padre Marcus Vinicius Antunes da Trindade, a turma do segundo ano de filosofia realizou a missão, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Guaratiba. O grupo atuou em 11 capelas do território paroquial.
“Dentre os trabalhos realizados estavam visitas aos doentes, asilos e orfanatos. Muitas pessoas nos convidaram para momentos de oração nas casas”, disse o seminarista José Alexandre da Silva, do segundo ano de filosofia.
Segundo o reitor do Seminário de São José, padre Leandro Câmara, cada turma do seminário fez uma experiência missionária diferente.
“O primeiro ano de filosofia fez missão na Paróquia Santos Anjos, no Leblon, o segundo ano de filosofia na Paróquia de São Pedro Apóstolo, o terceiro ano de filosofia, em Pedra de Guaratiba, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. O primeiro ano de teologia foi enviado à Paranatinga (MT), o segundo ano de teologia fez sua missão durante a Trezena de São Sebastião e o terceiro ano de teologia atuou no Complexo Penitenciário de Bangu e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Os seminaristas do quarto ano de teologia fizeram sua experiência na organização do curso de formação para os bispos, que acontece anualmente em nossa arquidiocese, no Centro de Estudos do Sumaré”, informou o reitor.

IGOR MARQUES
FOTO: PAULA BRASIL