quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

“Fraternidade e Juventude” para o futuro da Igreja



A Arquidiocese do Rio realizou o anúncio oficial da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, que aborda a temática da juventude, no dia 2 de fevereiro, na Catedral Metropolitana, no Centro. No evento, os fiéis foram convidados a realizarem, de forma eficaz, a evangelização dos jovens, utilizando uma linguagem acessível para transmitir a fé para aqueles que devem assumir a Igreja no futuro.
No encontro, o vigário episcopal para a Caridade Social, cônego Manuel Manangão, afirmou que as paróquias precisam repensar a maneira como estão acolhendo e evangelizando a juventude, para que os jovens que já atuam na Igreja sejam motivados a continuar e os que estão afastados conquistados para viver uma experiência com o amor de Cristo.
Em sua palestra, o responsável pelo Setor de Voluntariado da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, padre Ramon Nascimento, destacou que a Quaresma, por ser um tempo de intensa oração, é propício para planejar o que precisa ser realizado durante o ano. Ele afirmou que a JMJ Rio2013 é uma oportunidade única que não pode ser perdida.
O evento também contou com partilhas e testemunhos de leigos da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema: Alberto Bastos, membro da Pastoral da Família, e dos seus filhos Isabela Bastos e Gabriel Bastos. No final, os participantes também puderam fazer perguntas e expressar pontos de vistas e reflexões sobre as mudanças necessárias para alcançar uma maior participação da juventude na vida eclesial.
A CF-2013, cujo tema é “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), terá início na Quarta-Feira de Cinzas, no dia 13 de fevereiro. Este ano, a campanha, criada pelo Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, completará 50 anos de existência. Para celebrar o Jubileu de Ouro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará o lançamento oficial no mesmo local de sua fundação: a Arquidiocese de Natal (RN).

CLÁUDIA BRITO
COLABORAÇÃO: MARIA HELENA DO REGO MONTEIRO
FOTO: MARIA HELENA DO REGO MONTEIRO