sábado, 23 de fevereiro de 2013

Bento XVI: exemplo de humildade


“A arquidiocese é grata ao Papa Bento XVI, reza por ele, pelo seu sucessor e por toda a Igreja, e, ao mesmo tempo, anuncia que os trabalhos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 continuam da mesma forma como estavam sendo preparados”, disse o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, na entrevista coletiva realizada na manhã do dia 11 de fevereiro, após a missa do Dia do Doente, na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel.
Dom Orani afirmou que essa situação inesperada o coloca em oração pelo Papa Bento XVI e por aquele que o Senhor já escolheu e que será votado pelos cardeais no conclave. O arcebispo afirmou que o Papa  Bento XVI já havia dito, de forma particular, que a JMJ Rio2013 aconteceria com a presença do Papa, que poderia ser ele ou o seu sucessor.
“No mundo de hoje, onde há tantas pessoas agarradas a cargos de poder, o Santo Padre, que tinha o direito de chegar até o final de sua vida como Papa, vendo as suas forças arrefecerem, dá um exemplo para toda a humanidade, cedendo o seu lugar para que a missão papal seja conduzida por outro”, destacou Dom Orani.
O arcebispo lembrou que em Colônia, na Alemanha, em 2005, o Papa João Paulo II preparou a JMJ e o Papa Bento XVI foi. Ele destacou que a Igreja continuará a sua trajetória de transmitir a fé em Cristo.
Nada muda em relação à fé e aquilo que é essencial na Igreja, mas evidentemente  que cada Papa tem seu  estilo e maneira de conduzir o trabalho e a missão de ser fiel a Cristo. Agradecemos a Deus pela vida,  trabalho e missão do Papa Bento XVI, que conduziu a Igreja com coragem e ânimo, nesse tempo de tantas controvérsias e dificuldades. Somos gratos também por ele ter escolhido a nossa cidade para ser a sede da Jornada”, afirmou Dom Orani.

CLÁUDIA BRITO
FOTO: CARLOS MOIOLI