quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O jovem soldado de Cristo


Em sua peregrinação pela Zona Oeste e Zona Sul da cidade na Trezena de São Sebastião, a imagem do padroeiro foi acolhida por todos com muita alegria, especialmente pelos jovens. O santo mártir foi soldado do Exércitoromano, seguiu a Cristo nas adversidades e permaneceu firme em sua fé, não temendo o que poderia acontecer à sua vida. Foi assassinado, com cerca de 32 anos de idade. Por isso foi escolhido para ser um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude(JMJ) Rio2013, que acontecerá em julho de 2013,  o  Rio.
Por isso, como uma prévia da JMJ, os jovens preparam verdadeiras festas para acolher seu padroeiro. “Estamos a poucos meses da JMJ. Tenho certeza que os jovens estão se preparando para viver esse tempo de encontro com o Senhor, uma experiência de oração. Que possamos acolher bem o exemplo do jovem soldado São Sebastião. Mesmo passando pelas flechadas, ele não desistiu de viver e continuou firme na fé”, afirmou o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, na primeira vigília de jovens de 2013, no dia 11 de janeiro, na Catedral Metropolitana, que contou com a presença da imagem peregrina.

JUVENTUDE DE FÉ E DE AÇÃO
Desde o anúncio de que a JMJ aconteceria na cidade do Rio de Janeiro, grande parte das atividades das paróquias tem sido direcionada aos jovens. E eles próprios tomam a iniciativa, buscando a cada dia novas formas de testemunhar suas vivências com Cristo aos que ainda não O conhecem, além de maneiras de preparar seus corações e espírito para receberem os irmãos na fé que virão dos quatro cantos do mundo.
Motivados pela expectativa da JMJ, o grupo jovem Nova Onda, da Paróquia da Ressurreição, em Copacabana, onde a imagem peregrina esteve no último domingo, 13 de janeiro, tem promovido visitas a abrigos para idosos, instituições voltadas ao atendimento à crianças, entre outros.
"Nosso objetivo é levar a Palavra de Deus e um pouco de acolhimento para a vida dessas pessoas, conforme nos sugere o tema da Jornada: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’”, explicou Antonio Camões, coordenador da Pastoral Jovem da paróquia há dez anos e membro da equipe de promoção do voluntariado da JMJ.

PREPARAÇÃO
Já na Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, no Engenho de Dentro, os jovens se reúnem toda quinta-feira, das 19h às 20h, para adorar ao Senhor no Santíssimo Sacramento, como forma de preparar o espírito para a acolhida durante a Jornada. 
“E é o próprio jovem quem conduz a adoração. Ele é convidado a falar, a entregar as dores e alegrias diante do Santíssimo”, contou Jorge Vinicius Cordeiro Vaz, que é coordenador paroquial da JMJ Rio2013 e da Pastoral da Juventude.
“Essa visita é um momento muito importante para nós. Além de ser o padroeiro da paróquia e da cidade, São Sebastião é um exemplo muito grande de luta, perseverança e fé”, constatou Jorge Vinícius. “E receber Dom Orani também é muito gratificante. Eu costumo dizer que ele é incansável porque está presente em vários lugares e momentos marcantes de nossa fé e sempre faz questão de falar para o jovem”, afirmou o coordenador.
Estes tantos jovens atuantes em suas paróquias ratificam as palavras do Papa Bento XVI, sobre a juventude: “Jovem não tem medo de desafio, tem medo de uma vida sem sentido”.

NATHALIA CARDOSO
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA