sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O céu recebe Tibor Sulik


Faleceu, no dia 15 de janeiro, Tibor Sulik, membro fundador da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (Cbjp), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Tibor ficou conhecido por sua gran­de preocupação com as causas sociais. Ele nasceu em 1927, num local que hoje faz parte da República da Tchecoslováquia, e desde 1929 morava no Brasil, onde teve uma forte atuação e liderança no movimento sindical cristão.
Dedicando-se inteiramente às pastorais sociais na Arquidiocese do Rio, ele foi um dos idealizadores do programa Doutrina Social da Igreja, da Rádio Catedral FM 106,7, e um dos primeiros debatedores, ao lado do padre Fernando Ávila, também falecido, e de Fortunato Wenceslau, coordenador da Pastoral do Trabalhador, além do professor Geraldo Cardoso, que permanece no programa até os dias atuais.
O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, lamentou a morte de Tibor e, junto com toda a arqui­diocese, se solidariza com a família, oferece suas orações e agradece pelo trabalho realizado por ele.
A Missa de Sétimo Dia aconte­cerá no dia 22 de janeiro, às 19h, na Igreja de Sant’Ana, que fica na Praça Cardeal Leme, 11, no Centro.

NATHALIA CARDOSO