terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Igreja no Rio arrecada doações para desabrigados


O Estado do Rio de Janeiro está em alerta. Os fortes temporais, iniciados na noite da última quarta-feira, deixaram muitos desabrigados e em situação de emergência. Choveu forte na Baixada Fluminense e nas regiões da Costa Verde e Serrana.
A Defesa Civil reforçou as equipes em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. O Governo do Rio de Janeiro instalou um gabinete de crise para atender e dar respostas mais rápidas às situações de emergência.
Um dos mais valiosos patrimônios históricos de Angra dos Reis, o Convento São Bernardino de Sena, foi interditado por causa da enchente. Segundo o diretor de Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar), Marcos César Cardoso, a situação é extremamente preocupante. O município está entre os mais afetados.
A Igreja no Rio de Janeiro, solidária aos desabrigados, entrou na luta para amenizar o sofrimento das famílias afetadas.
“Todos os anos em janeiro, as chuvas se intensificam, e nós sabemos toda realidade urbana no Rio de Janeiro, onde famílias perdem seus bens, suas casas e até a própria vida. Já se tornou um sinal de solidariedade, durante a Trezena de São Sebastião, a arrecadação de dinheiro, produtos e alimentos não perecíveis para enviarmos aos locais atingidos. As pessoas podem desde já ajudar e fazer suas doações através da Cáritas Arquidiocesana. Que nós possamos acolher e ajudar os nossos irmãos que passam por necessidades”, disse o arcebispo Dom Orani João Tempesta.
Segundo a coordenadora da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, Janete Salgueiro, a Cáritas, em campanha de emergência, está recebendo doações para os desabrigados. As doações em dinheiro podem ser feitas em depósito no Banco Bradesco, agência 0814-1, conta 48500-4, em nome da Cáritas Emergências, e no Banco do Brasil, agência 3114-3, conta 30000-4, em nome da Cáritas. As doações de roupas e calçados podem ser entregues na Rua dos Arcos, 54, no subsolo da Catedral Metropolitana, das 9h às 16h30, no Centro.
As doações também poderão ser feitas durante a Trezena de São Sebastião nos dias 12, 13 e 19 de janeiro. No dia do padroeiro, haverá carros fazendo a coleta das doações no percurso da procissão. 
O bispo diocesano de Duque de Caxias, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, solicitou, emergencialmente, doações de água, de alimentos não perecíveis, de leite em pó, biscoitos, fraldas descartáveis, colchonetes e roupas para os desabrigados de Xerém, distrito desse município, onde muitas localidades, até o fechamento dessa edição, se encontravam alagadas. De imediato, as doações podem ser entregues na Igreja Nossa Senhora das Graças, em Xerém, e na Catedral de Santo Antônio, na Avenida Presidente Kennedy, 1861, no Centro de Duque de Caxias.

TEXTO: IGOR MARQUES
FOTO: PREFEITURA DE ANGRA DOS REIS