segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cidade se une na Trezena de São Sebastião


Começou hoje a Trezena de São Sebastião. A imagem peregrina visitou logo cedo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e agora está no Hospital Souza Aguiar. A partir das 12h será rezado o Ângelus na Paróquia São Sebastião, na Tijuca, e às 18h a imagem peregrina estará na Paróquia São Sebastião, no mesmo bairro, para a Santa Missa.
Durante os 13 dias do cortejo serão percorridas igrejas, oratórios, capelas e instituições de todas as regiões da cidade, culminando com a festa do santo mártir, no dia 20 de janeiro.
Nos dias 12, 13 e 19, e durante o trajeto da procissão no dia de São Sebastião, em 20 de janeiro, haverá arrecadação de alimentos, que serão doados para as vítimas das chuvas e para as obras sociais da Arquidiocese do Rio.
“Ao invés de pensar em celebrações em torno de apenas um dia, a gente pensa em 13 dias de festejos. Nos outros anos, mais de 2.500 quilômetros foram rodados no município, e já percebemos um fruto da Trezena: houve um aumento no número de fiéis durante a tradicional procissão do dia 20, que sai da Igreja dos Capuchinhos em direção à Catedral”, comemorou o padre Omar Rapposo, coordenador de eventos da Arquidiocese do Rio.
Este ano, a festividade ganha duas motivações especiais: a Jornada Mundial da Juventude e a missa de abertura do processo de canonização de Odette Vidal  de Oliveira, a Odetinha.
“A Festa de São Sebastião vem fortalecer ainda mais a nossa preparação rumo à Jornada Mundial da Juventude. Dessa maneira, vamos trazer referências e visitar lugares onde os jovens estão. Vamos às escolas, e às unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), dentre outros”, disse padre Omar, que também relacionou o 
evento ao processo de canonização da candidata carioca aos altares: “Odetinha surge como outro grande destaque dentro da Trezena. É fabuloso o reconhecimento da Igreja a essa menina, que teve uma vida extremamente piedosa”.
A programação traz ainda uma série de novidades, entre elas a Vigília dos Jovens Adoradores, que este mês será realizada no dia 11, a partir das 22h, na Catedral de São Sebastião, no Centro.

Confira abaixo a programação para amanhã, dia 8 de janeiro:
8h45 – Visita ao Hospital Federal de Bonsucesso
10h30 – Visita ao Instituto de Pediatria do Hospital do Fundão
11h50 – Chegada na Igreja Nossa Senhora do Loreto, Ilha do Governador
14h30 – Visita à Capela São Sebastião e São Pedro, Ilha do Governador
15h – Visita à Escola João Luiz Alves (Degase), no Galeão, Ilha do Governador
15h30 – Visita à Escola Santos Dumont (Degase), Ilha do Governador
15h50 – Visita ao Centro de Socioeducação Dom Bosco (Degase)
16h – Visita à Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes
16h50 – Visita ao Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG)
17h30 – Homenagem da escola de samba União da Ilha
18h – Oração no Cemitério do Cacuia, Ilha do Governador
18h15 – Oração no Hospital Paulino Werneck, Ilha do Governador
18h35 – Chegada na Matriz de São Sebastião, no Cocotá, Ilha do Governador
19h – Missa na Matriz de São Sebastião, no Cocotá, Ilha do Governador

DA REDAÇÃO