quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cidade Maravilhosa acolhe seu padroeiro


“Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo vos acolheu para a glória do Pai”. Esta epígrafe retirada da Carta de São Paulo aos romanos norteia um dos mais valorosos sentidos da fé católica, e marca os feitos da Trezena de São Sebastião, na qual diversos estabelecimentos e órgão públicos abrem as portas em sinal de respeito e acolhimento à imagem peregrina do padroeiro da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O ato de acolher aos irmãos, sem nenhum tipo de distinção ou escolha, é a forma de amar e aceitar a cada um com sua maneira única de pensar, agir e professar sua crença.
Aos passos da imagem peregrina, a cada um dos locais visitados, a fé e a devoção das pessoas foram expressas em seu acolhimento, não só à imagem de São Sebastião, mas também ao cortejo que a acompanhava. 
No terceiro dia da peregrinação, 9 de janeiro, a imagem visitou o 1º Distrito Naval, na Praça Mauá, as sedes da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança e da Polícia Civil, e o Quartel General da Polícia Militar.
No 1º Distrito Naval, após a recepção feita pelos militares, a imagem foi conduzida a uma embarcação, onde seguiu em direção ao marco da cidade, nas proximidades da Praia do Flamengo. 
A visita relembrou o ato histórico da Batalha das Canoas, ocorrida nas águas da Baía de Guanabara, onde portugueses e franceses guerrilhavam entre si, com a ajuda de indígenas, pelas terras locais.
“Essa visita é uma verdadeira celebração em memória dos mortos na Batalha das Canoas. Conta-se que houve a invocação de São Sebastião para proteger a cidade do Rio de Janeiro e, durante a batalha, os índios viram, de maneira mística, a figura do santo defendendo a cidade. A partir daí a devoção a São Sebastião, que já tinha iniciado aqui na vila fundada por Estácio de Sá, começou a se desenvolver. Então, durante a Festa de São Sebastião, lembramos o acontecido. É também uma oportunidade de pedirmos para que as batalhas, as mortes não aconteçam mais na cidade, pedindo a Deus que Ele nos defenda dos males e a violência”, disse o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
Outro local que foi exímio em seu acolhimento à imagem peregrina foi a sede da Polícia Federal, que recebeu São Sebastião com cantos, orações e uma apresentação de clarim. A celebração foi assessorada pelo chefe de cerimonial da Capela do Sagrado Coração de Jesus, Emanuel Alonso, e pelo superintendente Regional da Polícia Federal, Valmir Lemos de Oliveira, contando com a expressiva participação de funcionários e fiéis.
“Aproveitamos neste ato religioso para pedir ao santo guerreiro que nos ajude no combate ‘às flechas’ que atingem e tentam atacar a Polícia Federal. Nós lutamos contra o mal, pois estamos com Deus e protegidos por São Sebastião”, afirmou Emanuel Alonso.
A exemplo de todos que estão recebendo a imagem de São Sebastião, os cariocas preparam os seus corações para acolher os jovens peregrinos de todos os lugares do mundo, que virão em julho deste ano para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.
Será uma oportunidade única de viver intensamente a fé e exercer o espírito de hospitalidade, acolhendo os que querem se unir ao Papa Bento XVI nesse encontro de toda juventude católica do mundo. Assim, os peregrinos poderão ter uma experiência com uma das características mais marcantes da Cidade Maravilhosa: o seu povo acolhedor, que sabe receber a todos com singularidade, dando aos visitantes a extensão de suas casas.

TEXTO: IGOR MARQUES
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA