terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Acolher é um ato de amor



Nessa semana, durante a Trezena de São Sebastião, estabelecimentos, órgãos públicos, hospitais e comunidades eclesiais receberam a imagem peregrina de São Sebastião, dando exemplo de respeito, acolhimento e valorização do testemunho de fé da Igreja. Por onde passou, a imagem mobilizou e emocionou as pessoas, e, principalmente, despertou a esperança dos fiéis, que fizeram suas preces e pedidos.
Na peregrinação, a cidade do Rio experimentou a força de uma Igreja que sai dos muros de suas paróquias, comunidades e até mesmo de suas instituições de promoção humana e social, para levar a Boa Nova a locais e pessoas fora do contexto eclesial e resgatar em muitos o sentido da fé e a importância de se valorizar e resgatar a dignidade humana.
São Sebastião foi reconhecido pela Igreja por seu duplo martírio e, principalmente, por seu exemplo de fé e sua postura em diversos episódios de sua vida. Ele foi um bravo soldado, que verdadeiramente soube seguir e amar a Cristo.
No dia 11 de janeiro, quinto dia de peregrinação, a imagem de São Sebastião visitou os seguintes locais: Hospital Naval Marcílio Dias, Sistema Globo de Rádio, Hospital São Francisco de Assis, Vila Mimosa e a vigília mensal dos jovens adoradores, na Catedral. No Hospital Naval Marcílio Dias, a imagem, junto com o arcebispo Dom Orani João Tempesta, foi acolhida pelo cerimonial de recepção da Marinha, com toques de apitos soprados pelos marinheiros.
Dom Orani foi recepcionado pelo diretor do hospital, almirante Paulo Cesar de Almeida Rodrigues. Após uma calorosa celebração no auditório, que contou com a presença de funcionários e pacientes, Dom Orani visitou enfermarias e todas as dependências do hospital. Durante as visitas, a imagem ficou na entrada, despertando a atenção dos que passavam. Não tardou para que ela fosse rodeada por  devotos, que iniciaram a recitação do terço.
“A visita da imagem peregrina de São Sebastião faz-nos recordar a grandeza deste jovem soldado romano, que com seu testemunho heroico, defendeu a sua fé com o sacrifício  da própria vida, e ao mesmo tempo, reaviva em cada um de nós os sentimentos de bravura, lealdade, honra e coragem.Dom Orani, pedimos que nos abençoe, por intercessão do glorioso mártir São Sebastião, para que movidos pelo seu exemplo, possamos crescer cada vez mais na nossa fé, no amor a Deus e aos irmãos”, disse o diretor do hospital.
Na cidade escolhida para sediar a Jornada Mundial da Juventude, que atrairá milhões de jovens, espera-se que as famílias tenham o mesmo exemplo de acolhimento que tantos locais tiveram com a imagem e o cortejo de São Sebastião, vivendo a experiência de receber peregrinos de todos os recantos do mundo.

IGOR MARQUES
FOTOS: GUSTAVO DE OLIVEIRA