sábado, 22 de dezembro de 2012

Creche Cardeal Câmara completa 15 anos



A Creche Cardeal Câmara, no Campinho, administrada pela Associação das Carmelitas Servas dos Pobres, completou 15 anos de existência no dia 12 de dezembro. Para comemorar o aniversário da instituição, que atualmente acolhe 140 crianças, o arcebispo Dom Orani João Tempesta celebrou missa no Convento Nossa Senhora do Monte Carmelo, em Campinho.
“Nesse tempo do Advento, pedimos que Maria nos ensine a sermos pessoas que digam seu ‘sim’ a Deus e levem Cristo às pessoas. Aqui na creche podemos observar, tanto nos que trabalham como profissionais como os que servem como pessoas consagradas, essa mesma atitude de Maria através do trabalho e da doação”, disse o arcebispo.
Durante a homilia, Dom Orani também chamou atenção para o fato de a creche ter sido inaugurada no Dia de Nossa Senhora de Guadalupe.
“Simboliza que a missão dos que trabalham na creche é de, assim como Maria, levar Cristo às pessoas, de ajudar as crianças a crescerem em sabedoria e graça. Numa creche ligada a um instituto religioso, supõe-se que haja um algo a mais, além daquilo que é obrigação”, explicou.
Uma das fundadoras do espaço, a irmã Maria Arlete dos Santos contou que o prédio foi construído com outro propósito, mas, por causa de um imprevisto, acabou dando lugar à creche.
“Na época, nosso intuito era dar continuidade a uma obra social que temos no Jardim Botânico. Nós acolhíamos crianças de até uma certa idade, e algumas vezes ocorria a separação de irmãos. Para evitar isso, construímos um novo prédio em Campinho, mas quando ele ficou pronto, em 1996, o Juizado de Menores não permitiu o deslocamento das crianças”, disse.
A proibição inesperada foi providencial, e o prédio não ficou nem um ano parado. “Havia uma creche na comunidade que teve seu estabelecimento destruído por uma forte chuva. Eles sabiam que a gente tinha construído o prédio e pediram socorro. Foi o que aconteceu. Nossa creche começou a funcionar em 1997”, lembrou a irmã Maria Arlete.

Confiança em Deus

Para a madre superiora Maria José do Espírito Santo, celebrar os 15 anos de trabalho em benefício das crianças é viver segundo o ensinamento da fundadora da congregação, que afirmava ser necessário “confiar na graça de Deus todos os dias”. “Recebemos as crianças da comunidade e ajudamos às famílias cujas mães precisam trabalhar e não têm com quem deixar os seus filhos. É para nós de grande importância a formação das crianças, pois elas serão os protagonistas da sociedade no furuto”, afirmou a religiosa.
O padre Sebastião Natal de Rezende, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Campinho, comemorou o fato de o trabalho da creche favorecer não apenas as crianças, mas também suas famílias.
“É um trabalho social que ajuda de todos os lados. Me senti honrado quando fiz aqui o batismo das crianças e, em seguida, o matrimônio dos pais, que se sentiram contagiados com a alegria de seus filhos e resolveram buscar o sacramento que faltava em suas vidas”, disse.

TEXTO: PEDRO ZUAZO
FOTO: PASCOM